top of page

Mini Curso - Geografia inclusiva: aplicação de materiais táteis na educação e turismo

Profa. Msc Bárbara Gomes Flaire Jordão e Profa. Msc Mariane Ravagio Cateli

​

Data: 28/08 | Segunda – Feira

Horário: 14:00 até 18:00

Local: Câmpus da Unesp (25 Vagas)

​

Resumo: A inclusão educacional e social obrigatória inflamou desafios existentes na escola e na sociedade. Para tanto, é necessário que metodologias sejam revistas e novas propostas apresentadas. A oficina tem como objetivo divulgar a cartografia tátil como metodologia para a compreensão dessa realidade e sensibilizar o professor, ou futuro professor, para situações cada vez mais recorrentes no nosso cotidiano, através da produção de um material tátil.

Mini Curso - Delimitação de bacias hidrográficas utilizando imagens SRTM

Profa. Dra. Daniela F. Da Silva Fuzzo

​

Data: 29/08 | Terça – Feira

Horário: 08:00 até 12:00

Local: Câmpus da Unesp (20 Vagas)

​

Mini Curso - A Geografia importa? Possibilidades didáticas do raciocínio geográfico na escola contemporânea

Prof. Dr. Eduardo Girotto

​

Data: 29/08 | Terça – Feira

Horário: 08:00 até 12:00

Local: Câmpus da Unesp (40 Vagas)

​

​

Mini Curso - Aplicações do ENVI-met nos estudos de clima urbano

Profa. Dra. Ana Cláudia Carfan

​

Data: 29/08 | Terça – Feira

Horário: 14:00 até 18:00

Local: Câmpus da Unesp (15 Vagas)

​

Resumo:  Pesquisadores têm utilizados modelos para simular a dinâmica da atmosfera e têm obtido resultados muito próximos da realidade o que torna a utilização de modelos uma ferramenta importante, já que oferece a possibilidade de descrição pormenorizada e análise dos processos subjacentes ao clima.

​

O modelo microclimático ENVI-met versão 4.0, tridimensional, foi projetado para simular a superfície/planta/atmosfera no ambiente urbano, com uma resolução entre 0,5 e 10 m. O ENVI-met trabalha com dois sistemas (superfície terrestre e atmosfera), numa altitude de até 2.500 m. A modelagem nos fornece índices de conforto térmico como PMV/PPD e variáveis meteorológicas como temperatura, umidade e vento e variáveis radiométricas.

Este modelo foi desenvolvido pelo geógrafo e climatologista Michael Bruse e sua equipe. Bruse é professor titular de Geografia na Universidade do Mainz na Alemanha.

Mini Curso - Território do medo: o aplicativo E’do amor

Débora Jurado Ramos e Douglas Vitto

​

Data: 29/08 | Terça – Feira

Horário: 14:00 até 18:00

Local: Câmpus da Unesp (30 Vagas)

​

Resumo:Quais são os medos experienciados no cotidiano das cidades brasileiras? Quais são os lugares e paisagens topofílicas e topofóbicas? Quais são suas causas e seus reflexos na organização das cidades? Esses medos são coletivos ou individuais? Até que ponto esses medos são reais e/ou irreais? As soluções alternativas para mitigar esses medos estão sendo oferecidas por quem? O que torna um lugar público? É a partir destas indagações que o minicurso “Territórios do Medo” será realizado, com a finalidade de dialogar acerca do território, da violência, da segurança, das paisagens/lugares topofílicos e topofóbicos das cidades e sua relação com o planejamento urbano.

​

​

Mini Curso - QGIS: Introdução – Grupo DITER

Leonardo A. Levyman e Ângela P. Crespo

​

Data: 30/08 | Quarta – Feira

Horário: 8:00 até 12:00

Local: Câmpus da Unesp (20 Vagas/ ilimitado para membros do DITER)

​

Resumo: Com o crescente uso de geotecnologias, esse minicurso vem a mostrar os ensinamentos básicos das ferramentas de geoprocessamento em um software livre, e de código aberto, o Qgis. Buscando trazer a teoria por de trás das funções do geoprocessamento junto a pratica do uso das ferramentas no dia-a-dia.

​

Cine Debate - A Geografia e o futebol: uma abordagem social. O documentário 'Adeus, Geral'

André Rauli

​

Data: 30/08 | Quarta – Feira

Horário: 14:00 até 18:00

Local: Câmpus da Unesp

​

Resumo: Vivemos em uma sociedade excludente, onde a elitização reina com primazia e as camadas mais pobres são as que mais sofrem com todo o sistema. A geografia como ciência integradora coloca em cheque essa discussão. Atrelado a isso, vemos o futebol como objeto de estudo e debate, sendo ele uma das maiores paixões nacionais desde o século passado. “Adeus, Geral” é um documentário que trata sobre a modernização dos estádios (o dito Padrão FIFA), principalmente pela vinda da Copa do Mundo para o Brasil no ano de 2014. Muros sociais, valores exorbitantes, repressão a festa nos estádios são alguns dos temas abordados pelas filmagens, contando com depoimentos de torcedores, jornalistas, presidentes das torcidas organizadas do estado de São Paulo e os ditos “cartolas”.

​

​

Debate Oficina - A mulher trabalhadora e a cultura popular e oficina de vivência com o xequerê

Coletivo Oya

​

Data: 31/08 | Quinta – Feira

Horário: 08:00 até 12:00

Local: Câmpus da Unesp (40 vagas)

​

Resumo: Através de muita luta e organização  que as mulheres em sua pluralidade  estão gradativamente conquistando direitos e ocupando espaços negados pelo sistema patriarcal sustentado pelo capitalismo . O atual cenário político econômico do Brasil influenciado pelas potências imperialistas compromete a vida de milhões de mulheres trabalhadora,  principalmente das mulheres periféricas, negras , indígenas que além de  viver  cotidianamente o machismo, o racismo, a violência e o genocídio do Estado sofrem também a omissão do direito a educação, saúde, moradia, cultura etc. Mesmo diante desses problemas, as mulheres estão  lutando no seu a dia a dia, se organizando através de coletivos, sindicatos, partidos e utilizando como ferramenta a educação,  a arte e a cultura  popular  resistindo frente a  erradicação dessas opressões caminhando para a igualdade de direitos e a emancipação das mulheres com o fim do capitalismo.

Dessa forma o debate A mulher trabalhadora e a cultura popular traz mulheres professoras, estudantes, militantes do coletivo de Oyá, militantes do grupo de Dandara de samba de Bumbo para uma experiência de discutir sobre o que nós afeta e então conhecer a cultura Afro brasileira por meio da Vivência  com o Xequerê.

Minicursos

bottom of page